O que está buscando?

Especialistas da instituição comentam e analisam as provas de Matemática e Ciências da Natureza

Proposta curricular do Sesi-SP está em consonância com o ENEM 2023 e os temas trabalhados no material didático do SESI-SP são destaques na prova.

 Por: Comunicação Sesi-SP
13/11/202317:02- atualizado às 11:45 em 18/01/2024

No domingo, 5/11, ocorreu o primeiro dia de aplicação do ENEM 2023 com as provas de Linguagens e Ciências Humanas, com 45 questões cada, além da produção textual. O escopo da prova contemplou a articulação de temas em circulação às áreas de conhecimento, demonstrando que os saberes não são construções consolidadas e presentes apenas em livro, e sim abertos à discussão e importantes para a análise de nosso tempo.

 

A prova transitou entre itens fáceis, médios e difíceis, partindo da compreensão de textos com informações explícitas em direção à inferência de informações implícitas, que, além da leitura atenta do suporte, pode acionar o repertório dos estudantes sobre os discursos em voga, sabendo diferenciar uma opinião controversa e polêmica de um senso comum e compartilhado, por exemplo. 

Nesse movimento, a prova de Linguagens explorou diferentes formas de representação e produção de sentido. Em língua portuguesa, os aspectos discursivos vêm à tona chamando a atenção para a existência de posicionamentos e pontos de vista, bem como a importância dos contextos de produção, circulação e recepção de textos. Além disso, os recursos expressivos e as estratégias argumentativas utilizadas na construção textual marcaram presença nas questões. Temas relacionados à língua, como variação linguística, preconceito linguístico, Libras e criações lexicais, são contemplados nos suportes, evidenciando a dinamicidade inerente aos usos linguísticos, tal como preconizado pelo Movimento do Aprender, material didático do Sesi-SP, e, até mesmo, pelas propostas de produção textual lançadas pela plataforma de inteligência artificial utilizada com os estudantes do 3º ano do Ensino Médio.

A abordagem de textos literários, por sua vez, dá continuidade a essas discussões, tratando os efeitos de sentido e as relações com o contexto sócio-histórico a partir de trechos de contos, romances e poemas da literatura brasileira, mas também, na prova de língua inglesa, com o reconhecimento das ideias principais e do sentido global do trecho de um poema de autor canônico, como John Donne, ao lado de autores contemporâneos nascidos em Porto Rico e na China. Os textos verbovisuais selecionados para as provas de língua inglesa são os cartuns e os cartazes de campanhas de divulgação, aparecendo também nas questões de língua portuguesa ainda que de forma tímida em relação a sua variedade, não apresentando grande dificuldade para os respondentes. 

O tradicional e o contemporâneo representam uma toante dos itens de Arte que discutem as noções de patrimônio e o hibridismo de referências e matrizes culturais, colocando reprodução de obras em diálogo com seus comentários. 

Vale destacar, nesse ponto, a importância das ações do DiVerso em Prosa ao longo de 2023 no que tange à fruição e reflexão sobre obras que encenam vozes de diferentes contextos comumente silenciadas. O DiVerso em Prosa é um espaço de discussão e formação sobre questões de diversidade, voltado para os professores do Sesi-SP

A questão sobre o corpo na dança e as religiões de matriz africana, liga a Arte à Educação Física, que abordou em seus itens, as Olimpíadas, a discriminação e o acesso, entre outros temas, marcando o atravessamento das relações sociais nas práticas corporais. 

A prova de Ciências Humanas, por sua vez, trouxe temas bastante contemporâneos e complexos, exigindo dos estudantes não apenas domínio conceitual, mas uma grande capacidade de análise da realidade. Os destaques da área foram as questões sobre a desigualdade de gênero (inclusive presente na redação), discriminação social e racial, identidade cultural e a criação do Estado de Israel. Outro destaque foi o retorno de questões sobre a ditadura militar, que não apareceram nas três últimas edições do exame. 

O nível de complexidade da prova foi mediano, mas a quantidade e a variedade de textos exigiram uma carga intensa de leitura e um alto nível de concentração dos estudantes, podendo ter gerado algumas dificuldades na identificação da alternativa correta. Um destaque para os textos apresentados na prova de Ciências Humanas foi o número de autores brasileiros citados, dentre eles Carolina Maria de Jesus, Elio Gaspari, José Lins do Rêgo, Laerte, Machado de Assis, Mary Del Priore, Milton Santos e Paulo Freire. 

Outro aspecto interessante das questões de Ciências Humanas foi a ênfase na dimensão interdisciplinar no modo de abordar as temáticas, que se coaduna com o enfoque nas temáticas contemporâneas e do cotidiano que o exame apresentou. 

Temáticas clássicas também estiveram presentes no exame, mas a forma de abordá-las foi diferenciada: tratar dos sofistas da Antiguidade Clássica a partir do texto de Machado de Assis e do espaço geográfico analisando o texto de José Lins do Rêgo; refletir sobre a questão do preconceito racial a partir da organização de torcedores de um clube de futebol ou articular texto literários (Gabriel García Márquez) e filosófico (Jean-Paul Sartre) para discutir a corrente filosófica do existencialismo. 

A tão esperada redação aparece, então, em consonância com as provas de Ciências Humanas e Linguagens, possibilitando aos estudantes mobilizarem diferentes repertórios a partir das experiências de aprendizagem construídas junto ao SESI-SP ao longo do Ensino Médio. A ampla discussão sobre mudança demográfica, patriarcado ou desigualdade de gênero presente nos encaminhamentos de Ciências Humanas, por meio da frase-tema (Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil), consegue encontrar sua expressão nas estratégias argumentativas exploradas e aprimoradas por meio das produções e revisões orientadas pelo Movimento do Aprender e pelas propostas da plataforma de inteligência artificial, construídas especialmente para o desenvolvimento do senso crítico aliado ao cuidado com a linguagem, bem como seu potencial de transformação e intervenção na sociedade, tal qual proposto pelos pilares do nosso Ensino Médio.


Os estudantes do SESI-SP que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no último domingo, 12/11, certamente não foram surpreendidos pelos conteúdos avaliados no exame. Alguns temas ricamente explorados pelo Movimento do Aprender material didático do SESI-SP – apareceram nas questões da prova de Ciências da Natureza, como fertilização in vitro, ondulatória e ciclo do nitrogênio.

 

A prova de Ciências da Natureza estava bem equilibrada e apresentou itens específicos da Física, Química e Biologia, além de questões interdisciplinares, ou seja, itens que abordavam mais de um componente ao mesmo tempo. Foi o caso de uma questão envolvendo química e biologia ao tratar da fórmula molecular de um inseticida agrícola e a concentração dessa substância em diferentes fluidos corporais. Estiveram presentes também gráficos, figuras e esquemas, valorizando a interpretação e a correlação de informações, semelhante às propostas didáticas do Movimento do Aprender. 

Com relação à Química, as questões voltaram-se para a química orgânica (por exemplo, compostos tensoativos), reações químicas, cadeias carbônicas e estequiometria, contemplando também temas como eletronegatividade e a equação de Clapeyron (lei dos gases ideais). 

Em Física as questões estavam bem equilibradas, incluindo conteúdos de ondulatória, densidade, elétrica (pilhas e eletromagnetismo) e mecânica (velocidade média e força de atrito, por exemplo). A termodinâmica esteve bastante presente na prova, com itens envolvendo condutividade térmica, lei de Charles, calor sensível e calor latente. Porém, neste ano não tiveram questões sobre ótica, hidrostática e impulso. 

Em Biologia apareceram muitas questões envolvendo citologia (divisão celular, cadeia respiratória) e biologia molecular (vírus e vacinas, fertilização in vitro), além de genética, fisiologia humana (sistema reprodutor feminino e TPM) e parasitologia (leishmaniose). Diferentemente das edições anteriores, a ecologia apareceu timidamente neste ano, com uma questão sobre a diminuição do número de abelhas. A botânica esteve muito presente na prova, com itens acerca da evolução das plantas (tubo polínico e a conquista do ambiente terrestre), fisiologia vegetal (fotossíntese, hormônio etileno) e histologia vegetal (periderme e floema, biorremediação). 

Uma das questões de Ciências da Natureza tratou das características das ondas sonoras utilizando uma tirinha da Turma da Mônica, em que Cebolinha e Cascão brincam de telefone sem fio. Conforme discutido na questão, tal brincadeira na verdade pode se tornar um rico objeto de estudo, conforme preconizado pelo Referencial Curricular do SESI-SP (encaminhamentos didáticos) através da experimentação e do ensino por investigação. 

Diferentemente dos anos anteriores, a prova de Matemática trouxe um nível médio de dificuldade. Contou com questões bastante conteudistas e com temas que são sempre abordados pelos nossos professores. Em termos de conteúdo, todos apresentados são previstos no Ensino Médio e são abordados e trabalhados em nosso material didático. 

A prova de Matemática estava bem equilibrada em termos de cobrança de relações dos objetos de conhecimento. As questões estavam extensas e contextualizadas, como por exemplo, a quantidade de questões voltadas à interpretação de gráficos e análise de dados a partir da leitura crítica. 

A prova contou com questões que abordaram o tema agrotóxicos, assim como em ciências da natureza, além da interdisciplinaridade com outras áreas do conhecimento. As questões trataram da matemática tanto como área, como enquanto componente, pois é claro na observação e análise as conexões da área de matemática sempre priorizando a resolução e o processo de construção do raciocínio. 

Até o presente momento, não se teve notícias sobre questões anuladas ou canceladas da parte de matemática e foi considerada por professores e especialistas como uma prova bastante acessível e que possivelmente não tenha causado estranheza ou grandes dificuldades aos candidatos. 

A rede SESI-SP preza por um ensino de matemática com foco no processo e nas múltiplas formas de resolução, ou apresentação de possibilidades, para um mesmo problema. Com essa prova, foi possível observar que essas habilidades contribuíram, pois, as questões poderiam ser resolvidas de diversas maneiras. 

Em suma, a segunda etapa do ENEM 2023 proporcionou aos estudantes do SESI-SP uma avaliação abrangente de conhecimentos em Matemática e Ciências da Natureza. A presença de temas amplamente explorados pelo Movimento do Aprender reflete a consistência entre o material didático e os conteúdos abordados na prova. A interdisciplinaridade se destacou nas questões de modo geral evidenciando a valorização do SESI-SP por uma abordagem integrada do conhecimento.


 

Leia também