30/06/202513:32- atualizado às 10:20 em 03/07/2025
De 02 a 23 de julho a Mostra Cine SESI-SP de Curtas-metragens Brasileiros exibe semanalmente produções que transitam entre o drama, a comédia, o experimental e o poético, abordando questões como afeto, ancestralidade, meio ambiente e relações familiares.
Todos os filmes têm classificação livre, levando a arte e o entretenimento a crianças, jovens e adultos. A reserva de ingressos pode ser realizada gratuitamente pelo Meu Sesi. Confira:
Sessão I - 02 de julho de 2025
Teo, O Menino Azul
Inconformado com os problemas do mundo e com o egoísmo da humanidade, Teo tem uma ideia fantástica para resolver esses desafios e trazer a paz ao planeta.
O Cangaceiro e o Leão
Pedro tem como tarefa escolar elaborar um projeto sobre o aquecimento global. Para isso, ele contará com a ajuda de seu avô, que se tornará um valioso aliado nesta missão.
Mitos Indígenas em Travessia
A animação revela seis histórias tradicionais de indígenas das etnias Kuikuro, Javaé e Kadiwéu (MS), entre elas: “A Ema”, “O Menino-Peixe”, “As Mulheres Sem Rosto”, “A Via Láctea”, “A Menina Cobra”, e “O Urubu-Rei”.
O Barco
A animação se passa em uma ilha isolada, onde vivem uma adolescente e sua mãe. Certo dia, um barco aporta no atracadouro trazendo promessas e desejos. Contra a vontade da mãe, a menina parte para conhecer o mundo.
Sessão II - 9 de julho de 2025 / 10 de julho 2025
Nesta semana, excepcionalmente, a exibição acontecerá na quinta-feira em Franca devido ao feriado estadual da Revolução Constitucionalista
BUG
Em um mundo distópico onde a humanidade foi extinta há muito tempo, um robô busca peças para reconstruir um companheiro enquanto cuida de um oásis precioso - uma estufa que preserva a natureza que um dia adornou a Terra. Ao encontrar um besouro embarca em uma jornada repleta de descobertas.
Marina não vai à praia
Um grupo de adolescentes do interior de Minas Gerais prepara uma excursão para o litoral. Marina, uma garota com síndrome de Down, deseja conhecer o mar. Impedida de viajar com sua irmã, ela busca outros caminhos para realizar seu sonho.
Oceano
Em plena rodoviária, uma menina deixa para trás um peixe. Ao seu lado, uma mulher é incumbida – a princípio, contra sua vontade – a cuidar do pequeno aquário. Para honrar o compromisso, ela atravessa um oceano de percalços e encontros imprevistos.
Pra te ver de novo
Pode o coração nunca desacelerar por um amor? Por quanto tempo será possível nos deixar conduzir por um afeto? Até onde ele pode nos levar? É possível enganar a memória? Estas reflexões permeiam a mente de Rafa no desejo do reencontro com seu primeiro amor.
Sessão III - 16 de julho de 2025
Aperto
O que de mais valioso você guarda em sua caixa de memórias? Um senhor de 80 anos retorna ao sítio onde nasceu e viveu a sua infância para reavivar recordações do passado.
Moventes
Retrata as mudanças, os desafios, os sentimentos e os vazios de uma família nordestina que migra de Natal (RN), para morar em São Paulo (SP).
O Céu não sabe meu nome
Em um dia qualquer, Preta falece enquanto regava o seu jardim no quintal. No outro canto da cidade sua neta se desloca ao seu encontro para tomar um café. Presente e passado se fundem na memória de ambas nos permitindo conhecer cada pedaço de história da matriarca que acabou de fazer sua passagem.
Século
Conosco, o amor. Entre nós, o tempo. Documentário apresenta uma nova perspectiva da vida, um novo olhar sobre o mundo ao nosso redor.
Sessão IV - 23 de julho de 2025
O Pretzel da vovó
Na véspera de Natal, Bianca decide realizar o último desejo de sua avó: achar um doce que ela comia quando era criança. Quase desistindo após muito procurar, precisa acreditar na magia do Natal para continuar seguindo em frente.
Poropopó
Uma família de palhaços que deixa um pequeno e decadente circo em busca de melhores condições de vida na cidade grande. Na adaptação à sua nova vida urbana, transitam entre a realidade e a fantasia, trazendo o encanto do circo de volta para o cotidiano.
Psico SA
Afastado do trabalho, Pedro passa por consulta com uma psicóloga após um colapso nervoso. Ao retornar ao emprego, encontra respostas reveladoras.
Um dia de preguiça
Bininha, o bicho-preguiça, sofre uma mudança radical em sua rotina, trazendo reflexões sobre os impactos que causamos nos animais e em seu habitat.
Programação por unidade:
Centro Cultural Sesi Ribeirão Preto
02, 09, 16 e 23 de julho, às 20h
João Ignacchitti, S/N - Jd. Castelo Branco
Teatro do Sesi Franca
Sesi Ribeirão Preto
02, 10, 16 e 23 de julho, às 15h
Av. Santa Cruz, 2870 - Jd. Centenário - Portão 14