Com uma equipe de 327 pessoas, 31 times e 243 estudantes, Sesi-SP marca presença em competição da qual participam mais de dois mil estudantes, de 9 a 19 anos, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil
Por: Sarah Toledo, Sesi São Paulo
02/03/202420:50- atualizado às 17:55 em 26/04/2024
Chegou ao fim, neste sábado (2/3), o 12º torneio classificatório para o mundial de robótica da FIRST, nos Estados Unidos. O evento aconteceu no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF). Participaram mais de dois mil estudantes de 9 a 19 anos, de escolas da rede SESI e SENAI, públicas e privadas de todo o país. O Sesi-SP esteve presente com a maior delegação da história: 327 pessoas.
Nas premiações os estudantes do Sesi-SP também deram show, vencendo todas as modalidades das quais participaram. Ao todo foram 31 equipes e 243 estudantes participantes.
Na modalidade FIRST LEGO League (FLL), estudantes de 9 a 16 anos precisam construir robôs de LEGO com um projeto inovador, que busque soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Os projetos devem ser compostos pelos conceitos de STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
Este ano o Sesi-SP levou pra casa 14 prêmios na categoria FLL:
Na modalidade FIRST Robotics Competition (FRC), todos os competidores do SESI-SP também são alunos do SENAI-SP. Os estudantes do ensino médio constroem e programam robôs de tamanho industrial (até 54 kg e 1,5 metro de altura) para competir em um jogo de arena, por meio de alianças formadas com outros times.
Os robôs são construídos a partir de um kit de peças, que, em sua maioria, são doadas por indústrias de diversos segmentos. Ao mesmo tempo, os competidores criam uma identidade de equipe, arrecadam fundos, aprimoram as habilidades de trabalho em equipe e promovem ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM) dentro da comunidade local. Nesta categoria, o Sesi-SP ganhou 9 prêmios:
A categoria F1 in Schools desafia estudantes de 9 a 19 anos matriculados em escolas SESI a criarem empresas para competir em uma pista de corrida em miniatura. O campeonato, que faz parte de um projeto internacional realizado pela própria Fórmula 1, que reproduz desafios profissionais envolvidos em uma corrida de carros do início ao fim, desde a criação da escuderia até o enfrentamento nas pistas.
Na modalidade F1 in Schools a equipe Genus Racing do Sesi São Caetano do Sul (SP) ganhou o 1º lugar do pódio.
Confira todas as equipes que participaram do torneio:
- Torneio FIRST Lego League (FLL)
- Torneio FIRST Robotics Competititon (FRC)
- Torneio F1 in Schools